30 de jun. de 2012

Introdução à Citologia (Parte 02)

Olá pessoal! Iremos continuar com o assunto de introdução a citologia e falaremos sobre os processos passivos.
  
Os processos de troca entre a célula e o meio externo.
 Existem três tipos de processos de troca entre a célula e o meio externo. São eles :
* Processo passivo, em que ocorre sem gastos de energia: osmose, difusão e difusão facilitada.
* Processo ativo, em que ocorre o gasto de energia : bomba de sódio e potássio.
* Processo mediados por vesículas, que ocorre quando as vesículas são utilizadas para a entrada de partículas ou microorganismos (endocitose) , ou excreção de substâncias (exocitose).

                                                    
Processos Passivos
Difusão
O processo de difusão ocorre através de um movimento de partículas do lugar mais concentrado para o menos concentrado até que entre em equilíbrio. Na membrana plasmática existe a difusão de moléculas de oxigênio e gás carbônico, por exemplo.
Para deixar mais claro, vamos imaginar que colocamos açúcar em um copo d'água. Aos poucos as partículas de açúcar se espalharam pela água toda, do lugar mais concentrado para o menos concentrado, até que o líquido fique homogeneamente doce.

Osmose
A osmose é um processo de difusão de moléculas de água que ocorre através da membrana semipermeável, que permite a passagem de água. 

Osmose na célula animal

Quando a célula se encontra em um meio de concentração igual ao do seu interior ela está no meio isotônico. Neste meio ela apresenta aparência normal e está em equilíbrio. No meio externo hipertônico a célula perde água, tornando-se mucha e no meio externo hipotônico ocorre a entrada excessiva de água na célula, havendo o rompimento da mesma (lise celular).



Osmose na célula vegetal

Na célula vegetal o processo é completamente diferente devido a parede celular que é muito resistente. No meio externo hipertônico a célula perde água para o meio havendo a diminuição no volume do citoplasma que, por sua vez, faz com que a parede celular não fique pressionada nem para fora, nem para dentro.Com a perda da água a planta fica murcha. Já no meio hipotônico a célula absorve água e torna-se normal novamente.


Temperando Saladas

Acredito que todos já devem ter notado que quando temperamos a salada com sal e azeite, vinagre ou limão, ela murcha rapidamente. Certo?

Isso ocorre porque quando temperamos a salada estamos há submetendo a um meio hipertônico, fazendo com que suas células percam água e portanto a salada murche. 


Difusão facilitada
Neste tipo de difusão, algumas proteínas da membrana plasmática, as permeases, facilitam a passagem de substâncias, havendo o transporte do meio mais concentrado para o menos concentrado igualando, assim, suas concentrações na membrana.

Interatividade na Internet



Sempre concordei de que a internet é uma ferramenta extremamente poderosa para nós estudantes. Que é através dela que fazemos nossos trabalhos, nossas pesquisas, que lemos um artigo, interagimos com outras pessoas, organizamos um trabalho em grupo. Enfim, uma infinidade de coisas. Indo de carona nas sugestões do meu professor de redação do cursinho (beijo Odair), resolvi postar aqui pra vocês algumas dicas de sites na internet que nos ajudam nessa tarefa árdua, que é nos prepararmos para o Enem e vestibular.
Os sites abaixo pertencem ao Grupo Abril: (que todo mundo tá careca de saber o prestígio e a popularidade deles, enfim).


GUIA DO ESTUDANTE


Na minha opinião, é um dos sites mais completos para Enem e vestibular. Os caras sempre preparam listas com uma infinidade de sugestões para nos ajudarem. Tanto com dicas de matérias, quanto com dicas de profissões. Inclusive com joguinhos de fixação de conteúdo. Vou confessar que sempre fui viciada nesses joguinhos HAHA.
Além disso, eles dispõem de simulados e testes muito interativos, que sempre são bem vindos como formas de testar a nossa evolução. Fiquem de olho, pois ele é constantemente atualizado. Apesar de serem um pouco caras, e serem atualizadas apenas anualmente, as revistas do GUIA também possuem um conteúdo razoavelmente bom. A maioria é intitulada com aqueles típicos clichês "100 dicas para passar no Enem" "Os segredos da prova" "Tudo sobre Enem", mas vão por mim, o conteúdo é realmente interessante de ser lido.

VEJA

É a minha página inicial. (É sempre bom que esses sites de notícias, sejam a nossa página inicial, pois mesmo que estejamos sem tempo, dando uma olhadinha rápida nas manchetes, ficaremos mais ou menos informados com o que está acontecendo no âmbito nacional). O site a cada minuto é atualizado. Tem muita, MUITA coisa lá. O lado ruim é que eles falam muito sobre política, a maioria das manchetes são sobre corrupção e os escândalos do governo (muitos dizem que a maioria dos artigos são comprados). O lado  bom é que o site também possui outras áreas, como tecnologia, ciência, economia, e educação. Recentemente descobri também o Veja na História, organizado por assuntos como, por exemplo: II Guerra Mundial, Pearl Harbor, Dia D, Bomba Atômica e vários outros. As revistas também são boas, os colunistas são altamente críticos. E muitas vezes deixam bem claro, sua opinião sobre o assunto. Esse tipo de leitura é bem vinda, porque sempre melhora o nosso poder de argumentação.
Link

SUPERINTERESSANTE


Apesar de achar os artigos um pouco curtos e meio vagos, recomendo esse site, porque ele é super organizado e realmente contém muita coisa interessante de ser lida. Além disso, é super interativo. Com imagens, desenhos, vídeos, que sempre ajudam a fixar o conteúdo (minha parte preferida é os newsgames). E é atualizado diariamente. Vale a pena dá uma olhada.
Ah.. e as revistas? particularmente eu prefiro as revistas do que o site. A revista é sempre muito completa, e não é muito cara.
Link


Pra quem quiser fazer os downloads das revistas, eu encontrei um site no qual eles disponibilizam a Veja e a Superinteressante. Claro, não querendo incentivar a não-compra das revistas cof ,cof. Mas quem gosta de ler essas revistas e quiser economizar, tá aí uma boa opção.


Download 


(já verifiquei os links, aqui, funcionam beleza).

29 de jun. de 2012

Introdução à Citologia

Hoje começaremos a estudar um assunto muito interessante e bastante cobrado nos vestibulares por aí a fora: citologia. Então, vamos começar?

Os envoltórios celulares
Todas as células possuem envoltórios que as tornam individualizadas, pois separam o seu interior do meio externo, que propicia a troca de substâncias com o meio .
Sem os envoltórios seria impossível manter a célula viva, de modo que, ela precisa receber nutrientes e oxigênio e liberar os resíduos metabólicos.

Agora vamos conhecer e estudar um pouco mais sobre os envoltórios:

A membrana plasmática
A membrana plasmática está presente em todos os tipos de células e pode ser chamada também de: plasmalema, membrana celular ou membrana citoplasmática.
Essa estrutura é formada por uma película limitante que separa a célula do ambiente externo e é responsável pela troca de substâncias que entram e saem da célula. Essa função é chamada de permeabilidade seletiva.

Na imagem ao lado podemos observar o modelo do mosaico fluido que é o modelo aceito, atualmente, para representar a membrana plasmática e, a partir dele explicaremos  como ocorre a permeabilidade seletiva.

De acordo com esse modelo a membrana é composta por uma bicamada de fosfolipídeos que impedem a passagem de grandes moléculas ou moléculas solúveis em água. Pode-se observar também, a presença de proteínas "coladas" nas camadas de fosfolipídios, são graças a essas proteínas que as substâncias penetram e saem das células. 
Vamos imaginar a seguinte situação: "Se a membrana fosse formada somente pelo lipídios, o que aconteceria?". Aconteceria que ,simplesmente, nenhuma substância conseguiria penetrar na célula causando a morte da mesma. Essas proteínas funcionam como espécies de "portas" que permitem que ocorra a permeabilidade seletiva. Permeável, já que algumas substâncias podem atravessá-las e seletiva porque ela "escolhe" o que deve entrar e sair.

Glicocálix
Essa importante estrutura está presente nas células animais e de muitos protistas e além de auxiliar na resistência da membrana plasmática, apresenta outra funções como :
* Protege contra agentes físicos e químicos do meio externo;
*Confere as células a capacidade de reconhecer células estranhas;
*Possui uma espécie de malha que tem função de reter nutriente e enzimas ao redor da célula, mantendo adequada a região onde esta célula está localizada;

Parede Celular
Ela está presente na maioria das bactérias e cianobactérias, em alguns protistas e em fungos e plantas.Essa estrutura é permeável e diferentemente da membrana plasmáticas não exerce controle sob as substâncias que penetram e saem das células.
A função fundamental dessa estrutura é conferir resistência e proteção celular, impedindo a morte da célula no meio hipotônico.
Mais adiante explicaremos um pouco mais sobre o meio hipotônico, hipertônico e isotônico, na célula animal e vegetal.



Bons Estudos.



26 de jun. de 2012

Como funciona o Vestibular da UFRN?



A UFRN, que foi eleita, ano passado, a melhor universidade do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, segundo a pesquisa da Webometrics Ranking Web of World Universities (em janeiro desse ano ela caiu algumas posições), oferta mais de 6.000 vagas no vestibular esse ano. Abaixo, separei tópicos para explicar como o seu vestibular funciona. 


O PROCESSO SELETIVO


As provas acontecem durante três dias. No primeiro dia, o candidato responde 48 questões de múltipla escolha, da área de conhecimento do ensino médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (Física, Química, Biologia e Matemática) e 12 questões de múltipla escolha da Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Estrangeira).
No segundo dia, a prova objetiva de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Português e Literatura)  contém 20 questões de múltipla escolha,  e 24 questões de múltipla escolha de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História e Geografia).
No terceiro dia, o candidato responde 12 questões discursivas (4 questões por disciplina) de acordo com a área do curso. São as seguintes: Humanas 1 (Matemática, História e Geografia), Humanas 2 (História, Geografia, Língua Estrangeira), Tecnológica 1: (História, Física e Matemática), Tecnológica 2: (Química, Física e Matemática) e Biomédica: (Biologia, Química, Física)

COTAS

O sistema de cotas da UFRN é diferente da maioria das Universidades públicas brasileiras. Os candidatos que cursaram, com aprovação, o ensino fundamental a partir do 2º ano e todo o ensino médio em escolas da rede pública têm direito a um acréscimo de 10% na pontuação final do vestibular. Para conseguir o bônus, os candidatos tem de optar pelo benefício no ato da inscrição e depois comprovar. Os candidatos que fizeram supletivo não têm direito ao bônus.

ENEM

A UFRN reserva 50% das vagas para quem fez o Enem. A seleção é feita através do SISU. A partir do Vestibular 2014 todas as vagas da UFRN serão preenchidas via Enem/SISU. (sacanagem)

CONCORRÊNCIA 

No ano passado o curso mais concorrido do vestibular foi o curso de Medicina, com média de 33,71 de candidatos por vaga. No Vestibular 2011, esse também era o curso mais disputado, porém a concorrência era 25,92 inscritos por vaga.
Psicologia, com 15,38 candidatos por vaga, e Engenharia Civil, com 11,03, completaram a lista dos três cursos mais concorridos. Em relação ao Vestibular 2011, Arquitetura deu lugar à Engenharia Civil no top 3 de concorrência.

INSCRIÇÕES

O período de inscrições do Vestibular 2013 vai de 23 de julho a 27 de agosto de 2012.



Fiquem Ligados! Mais informações no site da Comperve.

Algumas Questões - Origem da Vida

Então gente, separamos algumas questões sobre a origem da vida, para analisar um pouco como elas são cobradas no vestibular.
A primeira é uma questão discursiva da Unicamp.

1. (UNICAMP) – A hipótese mais aceita para explicar a origem da
vida sobre a Terra propõe que os primeiros seres vivos eram heterótrofos.
a) Que condições teriam permitido que um heterótrofo sobrevivesse
na Terra primitiva?
b) Que condições ambientais teriam favorecido o aparecimento
posterior dos autótrofos?
c) Além das condições ambientais, qual o outro argumento para não
se aceitar que o primeiro ser vivo tenha sido autótrofo?

A segunda também é da Unicamp: 


2. (UNICAMP) – 

a) De acordo com a hipótese heterotrófica da origem da vida, qual

seria a composição química da atmosfera da Terra primitiva?

b) Como os organismos fotossintetizantes modificaram a atmosfera

primitiva da Terra, permitindo o aparecimento de outras formas de
vida?

Essa terceira eu encontrei no site do Cursinho Objetivo, que por sinal eles têm um material muito bom lá (futuramente postarei mais sobre) e que se baseia no modelo do  Enem.

3. (MODELO ENEM) – A origem de seres vivos na Terra tem sido
um grande desafio para a ciência, pois as explicações mencionam
apenas hipóteses e teorias.
Leia com atenção as etapas sobre a origem da vida no nosso planeta,
de acordo com a hipótese heterotrófica.
I. Aparecimento de substâncias orgânicas, entre as quais os aminoáci -
dos.
II. Ocorrência de fotossíntese.
III. Coacervação.
IV. Ocorrência de fermentação.
V. Controle pelo ácido nucleico (autoduplicação).
VI. Ocorrência de respiração aeróbica.
VII.Ação de descargas elétricas e radiação ultravioleta sobre os gases
da atmosfera primitiva.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência de etapas mais aceita
hoje.
a) VII, III, I, V, VI, IV e II. 
b) VII, I, III, V, II, IV e VI.
c) VII, III, I, VI, IV, II e V. 
d) VII, I, III, V, VI, IV e II.
e) VII, I, III, IV, V, II e VI.


Resolvi colocar apenas três questões, para não ficar aquele post super longo. Futuramente prepararemos uma lista com questões que envolvam os conteúdos mais cobrados no vestibular. Logo abaixo o gabarito.


25 de jun. de 2012

A origem da vida (Parte 03)

Encerrando com o assunto sobre a origem da vida, hoje estudaremos as hipóteses heterotrófica e autotrófica. 
Como todos nós sabemos, os seres vivos precisam de alimentos, certo? Esses alimentos, são degradados pelo nosso metabolismo havendo, assim, a liberação de energia que possibilita o funcionamento do nosso corpo. Vamos parar agora e pensar: "Como os primeiros seres conseguiam degradar e obter o alimento?". As hipóteses heterotrófica e autotrófica foram criadas para explicar exatamente isso, então vamos começar definindo-as.



Hipótese Autotrófica


Segundo vários pesquisadores, as primeiras células necessitavam de alimento, logo, deveriam elas terem sido capazes de produzi-lo. Como todo ser que produz suas próprias moléculas orgânicas é chamado autótrofo, a hipótese ficou conhecida como hipótese autotrófica da origem da vida.


Há uma forte objeção contra essa hipótese: as reações químicas envolvidas na produção de alimento são extremamente complexas, exigindo organismos muito especializados e complexos para realizá-las.


No entanto, em 1977, foram descobertas nas profundezas oceânicas as chamadas fontes termais submarinaslocais de onde emanam gases quentes e sulfurosos que saem de aberturas no assoalho marinho. Nesses locais a vida é abundante. Muitas bactérias que aí vivem são autótrofas, mas realizam um processo muito distinto da fotossíntese. Onde essas bactérias vivem não há luz, e elas são a base de uma cadeia alimentar peculiar. Elas servem de alimento para os animais ou então são mantidas dentro dos tecidos deles. Nesse caso, tanto os animais como as bactérias se beneficiam: elas têm proteção dentro do corpo dos animais, e estes recebem alimentos produzidos pelas bactérias. Essa descoberta levantou a possibilidade de que os primeiros seres vivos seriam autótrofos e produziriam alimento por meio da quimiossíntese (um processo que utiliza substâncias inorgânicas e não necessita de luminosidade para ocorrer).


Resuminho:
HIPÓTESE AUTOTRÓFICA
Quimiossíntese   --->  Fermentação      -->       Fotossíntese       -->       Respiração



Hipótese Heterotrófica


De acordo com essa hipótese, os primeiro seres eram muito simples, que viviam em ambientes aquáticos em que não havia a presença de oxigênio. Nessa condições é possível supor que eles, tendo alimento muito abundante ao seu redor, começaram a se alimentar do alimento que já estava ali, pronto. Portanto podemos chamá-los de seres heterotróficos, pois eles não produzem o seu próprio alimento.


Quando esse alimento estava dentro da célula era necessário degradá-lo. Tendo em vista as condições da Terra atual, a única maneira de sintetizar o alimento seria através da fermentação, que é um processo de transformação de uma substância em outra, produzida a partir de microorganismos, tais como fungos, bactérias, ou até o próprio corpo. Esse processo é anaeróbico, ou seja, ocorre sem a presença de oxigênio.


Com o passar do tempo muitas transformações estavam ocorrendo na Terra e ela parou de produzir pré-biótipos. Enquanto isso, os seres se reproduziam cada vez mais, desta forma tornando o alimento escasso, e com isso ocorrendo uma verdadeira luta pela sobrevivência. Muitos desses seres morreram, ocasionando o acúmulo de gás carbônico que propiciou o surgimento dos primeiros seres autotróficos. Eles captavam a energia da luz e a utilizavam para sintetizar seus próprios alimentos orgânicos, por isso eram chamados de fotossintetizantes. Eles utilizavam além da luz, água e gás carbônico e em troca liberavam para a atmosfera oxigênio, surgindo assim o primeiros seres aeróbicos. Eles possuíam reações metabólicas mais complexas, capazes de utilizar o gás oxigênio na degradação do alimento.


Surgiram, então os primeiros seres aeróbicos que realizavam a respiração. É através dela que os alimentos, especialmente a glicose, é degradada em gás carbônico e água, havendo uma maior liberação de energia para realizações das funções vitais do que a própria fermentação. 


Resuminho:

HIPÓTESE HETEROTRÓFICA
Fermentação      -->       Fotossíntese       -->       Respiração