26 de jul. de 2012

Hora do Treino




Mais um post de dica... E dessa vez, trago pra vocês uma listazinha de exercícios. Vou confessar que essa lista tá mais para lista-desafio (você super-nerd que gosta de ser desafiado e acha seu fim de semana super monótono, tá aí uma boa opção de passatempo). Sem falar que é um prato cheio para quem também está se preparando para os vestibulares das federais. 

Eu, neurótica de berço, (não posso ver nada piscando com o nome de vestibular ou Enem que já vou clicando) em mais um passeio diário pela rede, à procura de questões de biologia, me deparei com um material do Cursinho Objetivo. Provavelmente, alguma alma caridosa resolveu colocar esses arquivos em pdf, e tornar o link público. Falo isso porque o Objetivo é um dos mais conceituados Cursinhos/Colégios do país (é pago, claro). E alguma coisa me diz que eles não deixariam um material tão bom rolando gratuitamente pela internet. Enfim, especulações à parte. Logo abaixo o link do arquivo. 


(espero não ser presa)
P.S. O interessante é que as questões estão todas separadas por conteúdos. Deem uma conferida!

25 de jul. de 2012

Cadeia Alimentar

Como prometido, abordaremos nos próximos posts, os assuntos mais corriqueiros da provinha do Enem. 
Hoje falaremos sobre cadeia alimentar. E acreditem, é um assunto importante. Digo por experiência própria. Em meados do ano passado, errei uma questão bobinha no Enem que abordava justamente alguns conceitos sobre cadeia. A resposta parecia óbvia, e na verdade era, mas como eu, uma reles mortal, não tinha visto o conteúdo ainda e meu cérebro já estava fervilhando, errei a bendita.

Obtenção de Energia e Cadeia Alimentar
Então, começaremos lá do comecinho que  é o processo de obtenção de energia dos seres vivos. 
Como sabemos, nós seres vivos precisamos de energia para produzir substâncias. Substâncias essas que são necessárias para a manutenção da vida e a reprodução.
Sabemos também que obtemos a energia basicamente de duas maneiras: Os seres vivos clorofilados (plantinhas), através da energia do Sol, e os seres vivos não-clorofilados, a partir da alimentação dos clorofilados.
A cadeia alimentar serve justamente para mostrar essa relação. De quem se alimenta de quem. De forma sequencial.
Exemplo: 



Nessa imagem, podemos notar que as setas indicam uma sequência. Em outras palavras, indicam que as plantas do fundo servem de alimento para os caramujos, que são comidos pelos lambaris, esses lambaris suprem a fome dos peixes maiores, e esses peixes maiores servem de alimento para as aves da margem. Cada um deles possui um nome dentro de uma cadeia alimentar.
As plantas do fundo, são classificadas como produtores, pois elas são organismos autótrofos, e não dependem de outro ser vivo para realizar a sua alimentação. 
Os caramujos vão ser classificados com consumidores primários, pois eles são os primeiros consumidores da cadeia e se alimentam exclusivamente dos produtores, nesse caso, as plantas do fundo.
Os Lambaris são os consumidores secundários, pois se alimentos dos primários.
E as aves da margem são os consumidores terciários, porque elas se alimentam dos secundários.

Para ilustrar melhor, a tabelinha abaixo mostra outro exemplo.


OBS:
As bactérias e fungos são classificadas como decompositores, pois realizam o fechamento da cadeia, realizando a decomposição da matéria orgânica, e transformando-a em seus elementos originais, de forma que essa matéria possa servir novamente aos seres clorofilados.

Então gatinhos, por hoje é só. Continuaremos a falar sobre Ecologia nos próximos posts. Fiquem atentos e bons estudos.

21 de jul. de 2012

Citoplasma (Parte 03)

Oi gente (tudo bem com vocês?), terminaremos hoje a 3º e última parte de citoplasma. Vamos começar?


Lisossomos


Essa estrutura contém pequenas bolsas que possuem enzimas digestivas responsáveis pela digestão intracelular. Os lisossomos estão ligados as funções heterofágicas e autofágicas (Observem a figura).



Função Heterofágica


Nesta função, partículas alimentares penetram nas células através de pinocitose ou fagocitose ficando no interior do vacúolo alimentar que se funde com os lisossomos primários, formando os vacúolos digestivos (ou lisossomos secundários). Nesse vacúolo é onde ocorre a digestão, se houverem resíduos eles são "guardados" por um tempo e depois eliminados por exocitose.


Função Autotrófica


Nesta função ocorre a digestão de estruturas citoplasmáticas que não funcionam ou que estão funcionando mal, contribuindo para a renovação desse material
Geralmente o lisossomo destrói toda a célula, é o que ocorre, por exemplo, com o girino na frase de transição para se tornar sapo. Os lisossomos destroem essa célula fazendo com que a calda desapareça, lembrando que isso ocorre para o desenvolvimento do próprio animal.


Vacúolos


Os vacúolos estão presentes no citoplasma e podem apresentar diversas funções e diversos vacúolos, como, o vacúolo digestivo, autofágico, residual etc.
Priorizamos falar sobre os vacúolos contráteis e vegetais, até pelo fato de serem mais cobrados (não se preocupem com os demais vacúolos, pois serão estudados no decorrer dos próximos assuntos).


Os vacúolos contráteis(ou pulsáteis)estão presentes em protozoários de água doce, de forma que à entrada de água por osmose é constante. Este tipo de vacúolo tem função de "expulsar" essa água para evitar o rompimento da célula.


Os vacúolos vegetais (ou vacúolos de suco celular) estão presente nos vegetais e são importantes nos fenômenos osmóticos, sendo que alguns podem conter as antocianinas, que são responsáveis pela coloração de flores e folhas(observem a figura).


Plastos


São estruturas encontradas em plastos e em alguns protozoários. Os plastos podem ser divididos em 3 tipos:


*Cloroplastos -  que contem pigmentos da clorofila e carantenóides e são fundamentais no processo de fotossíntese.


*Cromoplastos -  contêm como pigmentos, os carantenóides são responsáveis pela coloração amarelada, alaranjada e avermelhada de flores, folhas velha e alguma raízes e frutos.


*Leucoplastos - são incolores e portanto não apresentam pigmento. Alguns podem armazenas amido, óleos ou proteínas. Quando expostos a luz podem dar origem a cloroplastos.




Mitocôndrias


As mitocôndrias são responsáveis pela respiração aeróbica e geralmente apresenta a forma de bastonete, apresentando duas camadas lipoproteicas. 




Bons Estudos ;) 

19 de jul. de 2012

De olho nas atualidades







Se você é, assim como nós, uma pessoa que depende (e muito) da internet pra viver e estudar. E está euforicamente preocupado com o Enem e as suas "exigências". Como exemplo enfático, a exigência de que o candidato tem que estar a pá de tudo com o que acontece ao redor do mundo. E além disso, saber relacionar esses fatos atuais com os fatos do passado, vulgo históricos. (Isso mesmo, no Enem, normalmente essas atualidades são cobradas de forma que o contexto atual possa fazer uma comparação com um fato que já tenha ocorrido há muito tempo atrás). 
Porém, não está com tempo (e saco) suficiente de assistir noticiários, ler revistas ou jornais e muito menos relacionar com fatos históricos. Seus problemas acabaram
Em mais um passeio meu pela web, "descobri" um site que faz justamente essa relação. Sim, sim, uma ajuda e tanto. Então logo abaixo, o link do site. Claro, claro, pensei em dar um ctrl+c e ctrl+v. MAS por questão de ética, moral, educação, o não incentivo do plágio e et al, não copiarei. Como eu sei que vocês são altamente aplicados e vão ler tudinho. Então o site é esse.

16 de jul. de 2012

Citoplasma (Parte 02)

Agora daremos continuidade ao assunto de citoplasma.
                                                                       
                                   Ribossomos

Os ribossomos são estruturas formadas por RNA e proteínas presentes em células eucarióticas e procarióticas. Pode ser encontrado na membrana plasmática do retículo endoplasmático ou "soltos" pelo citoplasma. Eles têm função de síntese proteica e juntamente com o DNA, comandam a sequência de aminoácidos de proteínas.


                                                             
Retículo Endoplasmático
O retículo endoplasmático tem função de transporte. Ele transporta uma determinada substância de um ponto qualquer ao ponto em que a célula a utiliza-rá.
Essa estrutura pode ser divida em retículo endoplasmático não-granuloso (liso) e retículo endoplasmático granuloso (rugoso). No retículo não-granuloso não há a presença de ribossomos e é responsável pela síntese de lipídios, por isso aparece bastante desenvolvido nas células produtoras de hormônios esteroides ( que são um tipo de lipídio), além de produzir os fosfolipídios da membrana.
O retículo granuloso, por sua vez, é composto por ribossomos e é responsável pela síntese de proteínas, graças ao ribossomo aderida a sua membrana. As proteínas que são produzidas nele poderão ou não ser lançadas no interior das células para que depois sejam excretadas pelas mesmas. Lembrando que esse retículo pode sintetizar proteínas da membrana plasmática e alguns glicídios.

 O retículo Endoplasmático e a tolerância ao álcool
O álcool e o uso de drogas, como sedativos, quando ingeridos em excesso causam a proliferação do retículo endoplasmático não-granulo e de suas enzimas havendo um aumento na tolerância do nosso organismo a essas substâncias, pois esse retículo participa da neutralizações do álcool, sedativos, venenos, substâncias tóxicas, enfim, tudo aquilo que pode ser prejudicial para o nosso corpo. Mas a grande questão é que isso também ocorre com medicamentos, quando tomados em excesso, fazendo com que eles percam o efeito, por exemplo, os antibióticos.
Essa informação é de suma importância, pela fato, de nos fazer entender problemas causados pelo excesso de bebida alcoólica e o uso de medicamentos sem prescrição médica.

                                                   Complexo  de Golgi

Essa estrutura, também chamada de aparelho de golgi é formada por diversos sacos membranosos e tem função associada a secreção celular. O material proteico que foi sintetizado no retículo granuloso chega através das vesículas de transporte ao complexo golgiense e depois são modificadas, por fim, haverá a acumulação e a eliminação dessas substâncias.



                                         
Peroxissomos
Os peroxissomos são organelas membranosas arredondadas presente em animais e em algumas plantas. Tem como principal função a oxidação de substâncias orgânicas (como ácidos graxos) e também pela desintoxicação do organismo.




Bons Estudos ;)

15 de jul. de 2012

Biologia no Enem


Mais um momento merchandising :

Não sei se vocês viram, mas o site do GUIA DO ESTUDANTE preparou uma listinha com os conteúdos mais cobrados no Enem. Sim, sim, um prato cheio! Claro, nós sabemos que não há como PREVER com exatidão as questões que cairão na prova. MAS, segundo levantamentos (meus), assuntos como ecologia e saúde humana são cobrados com muita, muita frequência no exame. A dica que os professores do Cursinho Anglo dão, para a gente se preparar é a seguinte: "comecem estudando os temas mais recorrentes, resolvam exercícios de interpretação de gráficos, mapas e tabelas e procurem informações na imprensa. Revistas e publicações como o Guia do Estudante abordam esses assuntos de um jeito simples de ler."

Eis aqui a tabelinha:



Os assuntos que mais aparecem nas questões do Enem desde 2009
Ecologia
Saúde humana
Biologia celular
Evolução
Fisiologia humana


Depois de tantas e tantas reuniões com nossa assessoria (cof, cof) decidimos que o biologicamente testado priorizará esses assuntos mais recorrentes. (uma forma também de nos prepararmos :D). Terminaremos Citologia e logo em seguida, Evolução.
Ah, é né. Esse é o link  do Guia pra quem quiser ver alguns exemplos de questões de bio. Inclusive, eles fizeram uma lista com os temas mais cobrados das outras disciplinas também. Sério, eu amo esses caras. 

10 de jul. de 2012

Citoplasma

Olá. Para nossa alegria (ou não), iniciaremos agora mesmo o estudo do citoplasma!
Focaremos o nosso estudo principalmente nas organelas citoplasmáticas em células procarióticas e eucarióticas. Por falar nisso alguém sabe diferenciá-las? Para que não restem dúvidas, as células procarióticas são aquelas que apresentam parece celular, como as plantas, por exemplo, já as células eucarióticas são aquelas que possuem núcleo, citoplasma  e membrana plasmática, como as células animais.


Citoplasma
O citoplasma é muito importante para os seres vivos, pois ele é responsável por vários processos metabólicos vitais. É formado por um líquido gelatinoso ( o hialoplasma) e por diversas estruturas especializadas, sendo que cada uma delas são responsáveis por funções específicas, que veremos logo abaixo:


   Citoesqueleto
O citoesqueleto é, certamente,  a estrutura base das células, pois ele é responsável pela sustentação interna da célula, pela sua forma e movimentos do citoplasma, e pela contração das células musculares. Essa estrutura está presente tanto nas células eucarióticas como nas procarióticas e se pode ser dividida em microtúbulos e microfilamentos.

                                             Microtúbulos
Os microtúbulos são pequenas estruturas ocas formadas por moléculas de uma proteína chamada tubulina que se dispõe em um padrão "helicoidal" (forma de hélice,como podem observar ao lado), originando a parede de túbulo. Um fato interessante é que essas moléculas de tubulina podem se desagregar e se reorganizar funcionando como uma espécie de "andaime", dando suporte estrutural tanto para manter o formato da célula, quanto para organizar a disposição interna das organelas. Além disso, participa do processo de divisão celular, através de fibras proteicas que o constitui e também participa da organização dos centríolos, cílios e flagelos.

                             Centríolos
Os centríolos são encontrados basicamente em células eucariontes e tem formato de bastonete. Cada centríolo é constituído por nove túbulos triplos, ligados entre si e dispostos de maneira a formar um cilindro. De modo geral e rápido o centríolo é importante, pois é responsável pela formação do fuso de divisão ( que será estudado com mais profundidade em divisão celular).
                                
                        Cílios e flagelos

Os cílios e os flagelos têm a mesma estrutura, porém os cílios são menores e mais numerosos que os flagelos.
Essas duas estruturas tem como principal função permitir a locomoção da célula ou do organismo no meio líquido, seja com objetivo de apenas se locomover ou obter alimento.

         Saúde!  
Nos seres humanos o consumo de cigarro inibe a ação das cílios do epitélio traqueal, dificultando assim, a remoção das impurezas do ar, causando muitas doenças pulmonares e respiratórias.
                                                  
                          Microfilamentos
Os microfilamentos são formados por várias moléculas de uma proteína globular denominada actina, que juntamente com a miosina são responsáveis pela contração e distensão das células musculares (observem ao lado). Além disso, eles participam de outros processos como a ciclose e o movimento ameboide.
A ciclose é um movimentos do citoplasma, capaz de "arrastar" várias organelas como as mitocôndrias, vacúolos e cloroplastos.
O movimento ameboide ocorre apenas em alguns tipos de células (amebas e glóbulos brancos). Nesse processo o citoplasma sofre uma deformação produzindo os pseudópodes ( que são uma espécie de pés) que tem como função a locomoção e também o englobamento de partículas, que depois serão fagocitadas. 

 
Essa é a primeira parte do assunto de citoplasma, e para fixar os conhecimentos de vocês decidi trazer esse vídeo. O cara realmente é muito fera (e pertubado). Então leiam o conteúdo postado aqui no blog e assistam o vídeo, pois nele além das explicação também tem informações adicionais.
                   

Bons estudos ;D


Enem, Enem, Enem e Enem


"Criado para avaliar os estudantes que terminam o Ensino Médio, o Enem se consolida como a principal porta de entrada para o Ensino Superior no Brasil".
Sim, nós sabemos. E também sabemos a importância do exame para nós estudantes, pois substituiu muitos vestibulares das universidades federais (UFRN :T), centros federais tecnológicos e de algumas universidades estaduais. Enfim, o intuito desse post é de sanar algumas dúvidas que muitos candidatos têm em relação a esse adorável exame.

As funções
Criado em 1998 pelo MEC para avaliar o desempenho dos estudantes ao final do Ensino Médio, o Enem é usado a partir de então como alternativa ou complemento dos vestibulares por muitas universidades brasileiras. Atualmente, mais de mil faculdades fazem o Enem um instrumento complementar ao vestibular. Desde 2009, o Enem passou a ser elaborado com um novo modelo de abordagem, com 180 questões de múltipla escolha e uma redação.

O conteúdo
Nossa provinha, que se baseia nos conteúdos ministrados durante o Ensino Médio, exige de nós cinco competências básicas, ou como eles chamam de "eixos cognitivos". Que são: domínio de linguagens, compreensão e interpretação de fenômenos, solução de problemas, construção de argumentação e elaboração de respostas. Sendo que a prova é divida em quatro partes (45 questões para cada área de conhecimento): Linguagens e Códigos (português, literatura, inglês ou espanhol), Ciências Humanas (geografia, história, filosofia e sociologia), Ciências da Natureza (biologia, química e física) e Matemática. Lembrando que todas são acrescidas de "e suas tecnologias".

A escolha das questões
Segundo a revista do GUIA (que é a minha fonte confiável), o MEC recorre de um método inovador para a elaboração da prova. Primeiro, eles realizam uma seleção de questões (um tipo de pré-teste) antes do exame nacional, onde participam milhares de alunos e centenas de instituições de ensino, daí cada um recebe um caderno com 48 questões. São testadas milhares de questões feitas para o banco do MEC. Depois desses testes de questões, são selecionadas 180 para compor a prova. Com diferentes níveis de dificuldade (quem fez o exame sabe). 25% fáceis, 50% média dificuldade e 25% difíceis.

A formação da nota
A prova do Enem fornece cinco notas, uma para cada área de conhecimento e mais uma para a redação. É usada no cálculo das notas das quatro áreas, a metodologia TRI (Teoria de Resposta ao Item). E como funciona essa metodologia? Cada questão recebe um peso diferente, (conforme são classificados como fáceis, médias ou difíceis) desta forma, dois alunos que acertaram um mesmo número de questões podem ter notas diferentes, pois essa nota depende do nível de dificuldades dos acertos de cada um. No geral, espera-se que, se um candidato acerta as questões mais difíceis, também acerte as mais fáceis. Eles chamam de "sistema anti-chute" . Lembrando que as questões mais fáceis tem peso maior. 


Sisu, Fies e Prouni
Esses famosos programinhas que são vinculados ao Enem têm funções diferentes, porém  têm mesmo intuito, que é o de "porta de entrada" para as universidades. O Sistema de Seleção Unificado (Sisu) é utilizado pelas universidades federais e instituições públicas. É uma espécie de "leilão de notas". Os alunos se inscrevem, e lá eles dão duas opções de curso, (cada curso tem a sua nota de corte) e se a média da prova do Enem for maior que a nota de corte do curso escolhido, você estará concorrendo com outros estudantes a uma vaga para aquela determinada universidade. Já o Prouni (Programa Universidade para todos) dá bolsas de estudo a alunos carentes, e esse valor não é devolvido. O Prouni é usado para o ingresso em universidades privadas, onde o aluno ganha 100% da bolsa (bolsa integral), ou 50% (bolsa parcial) ou 25% (bolsa parcial). Essa porcentagem depende da renda familiar de cada aluno. Lembrando que para se inscrever no Prouni, o aluno deverá ter feito o Enem e tirar nota acima de 400. O Fies (fundo de financiamento ao estudante do Ensino Superior) tem a função de ajudar os estudantes a pagar faculdades privadas. Por meio dele, o estudante faz um empréstimo pelo tempo em que estiver cursando e paga a maior parte da dívida após obter o diploma. Lembrando que quem tem bolsa parcial do Prouni pode solicitar o financiamento restante pelo Fies.






Então gente, por hoje é só. Qualquer dúvida é só gritar no nosso e-mail, ou visitar o Site do Enem
Fiquem Ligados! (Por falar em ligados, no face tem um aplicativo que é o "Ligado no Enem", que tem vídeos aulas, exercícios comentados, vídeo dicas e notícias sobre o exame. Muito interessantinho por sinal.)

5 de jul. de 2012

Química Celular



O biologicamente testado deu uma sumidinha, eu sei. A proposta era postar periodicamente, todos os dias e blá. Mas só que somos estudantes (com a nossa escola de greve, de fato) e muitas vezes lutamos contra o nosso tempo. Que bom seria se o nosso dia tivesse umas 30 horas, poderíamos fazer milhares de coisas, estudar milhares de conteúdos e ainda teríamos tempo pra diversão, festas e todas essas coisas boas. Porém, temos que dar prioridade ao que realmente importa nesse momento, que é o nosso sonhado futuro.
Costumo dizer que essa é a parte da nossa vida mais marcante, mais admirante, que é nessa parte que a gente batalha para ser alguém, batalha por uma profissão. Claro, eu  acredito também que nada acontece por caso, que na hora certa, no momento certo ganharemos a nossa tão almejada vaga na universidade. Mas se não fizermos nada, ela chegará de graça na nossas mãos? Obviamente que não. Como dizia minha mãe, temos que percorrer um caminho cheio de espinhos para chegar até lá. Lutaremos, batalharemos, conquistaremos.  Lei da vida. 
Então, (parando com meu lado de moralista barataa mensagem que eu queria deixar para vocês, era justamente essa: "Sonhem, lutem, batalhem, matem leões, engulam o orgulho, arregacem as mangas e estudem com vontade". Com certeza, a nossa recompensa estará esperando lá na frente.

Sem mais enrolação, como diz o próprio título do post, falaremos hoje sobre química celular. Do que são compostas as nossas adoráveis células. Eu sei, começamos com introdução a citologia e meio que "atropelamos" essa parte. Mas sem querer deixar nada de fora, preparei um resuminho para que possamos revisar e fixar esse conteúdo. É um conteúdo simples, mas que os vestibulares gostam de cobrar. Inclusive, tiveram muitos vestibulares que cobraram isso como questão discursiva. Então fiquem atentos, principalmente o pessoal que tem biologia como matéria específica, e vai escrever sobre ela na segunda fase.
Toda informação relevante sobre o conteúdo é bem vinda. A velha frase do "Quanto mais melhor".


Segue no link abaixo, o resuminho sobre Composição Química da célula.


Resumo Química Celular


Listão de exercícios:


Link


4 de jul. de 2012

Introdução à Citologia (Parte 03)

Hoje terminaremos a última parte da introdução à citologia. Falaremos sobre o transporte ativo e também sobre o transporte mediados por vesículas. Vamos começar!

Transporte Ativo

Nesse tipo de transporte as substâncias atravessam a membrana contra o gradiente de concentração, ou seja, vão do lugar menos concentrado para o mais concentrado, que é exatamente o contrário do que acontece no transporte passivo. Um exemplo de transporte ativo é a bomba de sódio e potássio.

Bomba de Sódio e Potássio

Neste processo a concentração de sódio que fica fora da célula é maior do que no seu interior, ocorrendo o contrário com o potássio. Com isso, deveria haver a igualdade nas concentrações através da difusão, porém isso não ocorre pelo fato de as células estarem gastando energia para bombear o sódio que está entrando para fora da célula e puxar o potássio que está saindo de volta.
Esse processo é importante na produção de diferenças nas cargas elétricas das membranas, propiciando, principalmente, a transmissão de impulsos elétricos nas membranas de células nervosas e musculares. Além disso, a alta concentração de íons de K+ (potássio) ajudam na síntese de proteínas e em alguma etapas da respiração, porém pode causar problemas osmóticos, fazendo com que a célula se torne hipertônica. Daí vem o Na+ (sódio) que é bombeado para fora da célula compensando a necessidade da alta concentração de K+, resolvendo o problema osmótico.

Transporte mediado por vesículas

Esse tipo de transporte é dividido em duas parte : endocitose e exocitose.

Endocitose

São aqueles processos em que ocorrem dentro da célula, como a entrada de partículas ou microorganismo. Podemos dividi-lá em duas parte: a fagocitose e a pinocitose.

A fagocitose é um processo de ingestão de moléculas grandes, em que , a partícula será guardada em uma bolsa membranosa denominada fagossomo e depois será ingerida, ocorrendo a ingestão intracelular ( aquela que ocorre dentro da célula). Durante a digestão, a célula utilizará aquilo que for útil e mandará o resto para o vacúolo, que tem a mesma função da membrana plasmática. Esse processo é usada por alguns protistas para a obtenção de alimentos e por seres multicelulares como mecanismo de defesa, que estudaremos mais adiante em imunologia.
Na pinocitose, são ingeridas apenas moléculas dissolvidas em água, como proteínas e polissacarídeos, havendo também a digestão intracelular.

Exocitose

É um processo contrário a endocitose, ao invés de absorver, ela vai eliminar resíduos. Esse processo também pode ser chamado de clasmatose.