19 de out. de 2012

Doenças causadas por bactérias


Bom pessoas não podemos falar sobre bactérias e não falar das doenças que elas causam certo?
É muito importante vocês saberem as principais doenças causadas por elas, porque tipo muita gente confunde e se vocês souberem diferenciar já terão alguma vantagem sobe os demais concorrentes *-* .

Sífilis 
 Acho que assim como eu, vocês devem estar acostumados a ouvir falar sobre DST's ( doenças sexualmente transmissíveis) e que elas são causadas geralmente por vírus, pois bem. A sífilis, diferentemente da maioria, é a causada pela bactéria Treponema pallidum e o contágio ocorre através do ato sexual ou até mesmo pode ser transmitida da mãe para o feto, através da placenta.

Hanseníase
É uma doença conhecidíssima, é conhecida popularmente por LEPRA. A lepra é causada pelo Mycobraterium leprae e pode ser transmitida através do ar ou através do contato de pessoas sadias com os ferimentos de pessoas contaminadas.
Essa doença ataca o nosso sistema nervoso e afeta principalmente a nossa sensibilidade. Surgem várias feriadas na pele e o doente não sente nenhuma dor sequer (uma vez vi na Tv uma senhora que sofria de hanseníase, ela tinha muito ferimentos por todo o corpo, em especial um no pé, que já estava tão profundo que a impossibilitava de andar!). 
Gente! Essa doença tem tratamento e se vocÊ tam alguém na sua família com a mesma procure ajuda médica o mais rápido possível, lembrando que é necessário se prevenir também, pois a doença é contagiosa. É aconselhável que pessoas que moram com essas doentes que tomem a vacina BCG ( usada contra a tuberculose) para evitar o contágio.

Tétano 


Essa doença é também bastante conhecida. A contraímos quando nos cortamos com algo enferrujado, por exemplo,  pelo simples fato dessa bactéria viver em locais sem oxigênio. É causada pelo Clostridium tetani e ela vive principalmente no solo, por isso devemos sempre andar com os pés bem protegidos para evitar a contaminação. (Observe a imagem ao lado. Vemos uma pessoa tendo um espasmo muscular, um dos sintomas do tétano).
Quando somos contaminados, a bactéria libera uma neurotoxina que causa fortes dores musculares, podendo depois causar parada respiratória ou cardíaca.
Para se prevenir devemos nos vacinar contra o tétano a cada 10 anos, evitar se ferir com objetos enferrujados, sujos de terra ou esterco. 

Leptospirose
É causada pela bactéria do gênero Leptospira. Animais como ratos as liberam através da urina podendo contaminar a água e alimentos. Essa bactéria pode penetrar no nosso corpo pela mucosa da boca, nariz e olhos e também a pele. Por isso é importante não acumular lixo e tratar a água.
Entre os sintomas estão a febre alta, dor de cabeça, dores musculares, náuseas, vômitos, aumento do fígado, hemorragia digestiva, lesões na pele e problemas respiratória, podendo causar a morte. 

Pneumonia
Pode ser causada pelo Strepcoccus pneumoniae ou Diplococcus penumoniae. A transmissão ocorre através do ar e causa a infecção pulmonar. Há tratamento.


Tuberculose
É causado pelo Mycobacterium teiberculosis e pode ser contraída através do ar contaminado por outra pessoa.
A tuberculose tem tratamento e também dispomos de vacinas. As pessoas que têm essa doença podem ter infecções nos pulmões e nos estados mais graves pode ser espalhar para o resto do corpo através do sangue.



Outras doenças causadas por bactérias : botulismo, cólera, coqueluche, difteria, meningite, febre maculosa etc.


12 de out. de 2012

Reino Monera


Olá pessoas há quanto tempo hein? Estava ficando com saudades de vocês!
Bom o assunto que iremos estudar hoje é simplesmente maravilhoso. Vamos estudar o reino das bactérias, que além de interessante cai bastante no ENEM e nos vestibulares por aí a fora. Então vamos começar.

Muitas pessoas têm pavor das bactérias porque acham que elas só trazem malefícios a nós, porém elas trazem mais benefício do que imaginamos. Discutiremos mais adiante.
O reino monera é composto por bactérias e cianobactérias (ambas procariontes), podendo ser heterótrofas ou autótrofas. Lembrando que podemos classificar os seres desse reino em dois grupos: as "archaeas" e as "eubacterias".
As arqueobactérias ("archaeas") são formadas por um pequeno grupo de indivíduos, sendo que maior parte deles vivem em ambientes adversos. Por exemplo: as termófilas externas vivem em fontes termais, onde a água é bastante quente; as halófilas extremas, vivem em águas muito salinas. As metanogênicas vivem em pântanos sem a presença de oxigênio, e também no estômago de animais ruminantes (vacas), liberando metano para a atmosfera. As eubactérias correspondem as demais bactérias do reino. 

No início do post eu falei que as bactérias eram muito benéficas. Aposto que vocês devem estar se perguntando : "Quais os benefícios que elas oferecem?", pois bem, vou responder a essa pergunta, com alguns poucos exemplos.
Algumas espécies atuam como decompositoras, ou seja, elas decompõem a matéria orgânica morta, como folhas e animais. Sem as decompositoras o nosso mundo seria "podre" literalmente, até porque sem a presenças delas os corpos dos animais demorariam muito mais tempo para se decompor por completo. Assim, elas auxiliam não só na decomposição, mas como também na reciclagem do material orgânico, enriquecendo o solo. Além delas temos as fotossintetizantes como é o caso das cianobactérias que produzem oxigênio e liberam para a atmosfera. Temos também as bactérias que são usadas em indústrias, como a farmacêutica e a alimentícia ( sim, é de lá que vem o nosso iogurte de morango *=*) , entre vários outros inúmeros exemplos.


Método de Gram

Esse método foi desenvolvido por um cientista chamado Hans Christian Gram. Ele divide as bactérias em dois grupos: as gram-positivas e as gram-negativas. Nesse método eles utilizam um corante violeta especial que evidencia a presença de peptidoglicano (moléculas de carboidrato ligadas a aminoácidos formando a parede celular bacteriano).
Enquanto as positivas retêm corante, as negativas não o retêm, pois as mesmas apresentam um camada externa adicional (como se fosse uma segunda membrana plasmática) sendo assim mais resistentes. As positivas são mais sensíveis a antibióticos. 




Reprodução

Bipartição é um processo assexuado, em que uma única bactéria se divide e forma outra geneticamente idêntica (clones).  Observem a imagem.

Conjugação: duas bactérias criam uma espécie de ponte entre si e uma é chamada bactéria "macho" que multiplica seu DNA para uma outra, chamada bactéria "fêmea" gerando assim indivíduos com maior variabilidade genética.




Transformação: ocorre quando uma bactéria absorve DNA que se encontra no meio, aderindo esse DNA ao seu material genético apresentando assim novas características. ( Observem a imagem).


Transdução: acontece quando um vírus passa parte do seu DNA para um bactéria , deixando-a contaminada, se a mesma sobreviver passará a apresentar novas características.




Abaixo temos um vídeo. É muito importante que vocês assistam, pois tem várias informações adicionais e fala sobre algumas estruturas que já estudamos, servindo assim como revisão. 


8 de out. de 2012

Fim do sumiço




Oi vocês. Faz um tempinho que a gente não se dedica a escrever no biologicamente testado. Não, não paramos e não pretendemos parar (não antes de fazermos sucesso *abafa).

Explicarei a vocês o motivo da nossa ausência: 
durante os meses de agosto e setembro ocorreu a 4ª ONHB (Olimpíada Nacional de História no Brasil) na qual decidimos participar de corpo e alma (como amantes também de história, claro). E sim, fomos até bem nela, acreditem. Conseguimos chegar até a semifinal (última fase online). MAAAS, infelizmente, assim como no vestibular, existe pessoas (no caso da ONHB, equipes) mais preparadas (ou mais sortudas) que tiveram o mérito de serem aprovadas.

Vou confessar que é meio frustante não ser aprovado em alguma coisa. Mesmo que se tenha a consciência que existe pessoas que sejam melhores, que carregam uma bagagem intelectual maior, ou que tenha estudado em escolas muito mais conceituadas que você. Na hora que recebemos o resultado ruim, a única coisa que vem em mente é o sentimento de inferioridade. Que todo o esforço colocado naquilo foi em vão. Que mesmo que você tenha dado o seu máximo, não é capaz de conseguir alcançar o seu objetivo. E acreditem, isso é uma facada pra auto-estima. Fazendo com que nada, absolutamente nada, nos sirva de consolo.

Ainda bem que o tempo passa e as lembranças ruins vão embora junto com ele. Ás vezes demoram um pouco, mas vão. Otimismo é sempre um ponto forte. Sempre acreditei que quando coisas boas não acontecem, coisas melhores acontecerão lá na frente. 
Mas, não estou aqui para falar sobre decepções e coisas da vida. Estou aqui para informar a vocês que voltaremos a nos dedicar (dessa vez, inteiramente) ao blog. Resolvemos mudar um pouco a forma dos nossos posts. Claro, que continuaremos a publicar o conteúdo sobre biologia e outras matérias. Com o mesmo intuito de ajudar e tal. Porém, vimos que queremos, além disso, fazer do blog uma coisa mais informal, ou seja, uma coisa mais interessante de ser lida. Falo por mim mesma, conheço várias páginas de estudos que na hora que leio a primeira linha de conteúdo, fico procurando o botão de fechar. Não sei se é desinteresse da minha parte ou se o autor realmente decidiu colocar o conteúdo ali propositalmente, limpo e seco. Vejam bem, não estou dizendo (escrevendo) que não iremos nos preocupar com a coerência e a coesão dos nossos posts, estou dizendo que queremos uma coisa mais descontraída, melhor de ser visitada. E foi pensado nisso que criei uma página aqui no blog para vocês interagirem com a gente, escreverem tudo que quiserem: suas dúvidas, sugestões, frustrações e et al. É só clicar na aba "fale aqui" que vocês encontrarão uma caixa de diálogo. 
No mais, fiquem atentos ao biologicamente testado (sei que é díficil com o Enem aí em cima), pois nos próximos dias que preparemos mais novidades. o/

Um incentivo...

Não sei se para vocês funcionam, mas para mim textos motivacionais são extremamente bem-vindos. Não aqueles textos "Deus sabe o melhor para você. Deus está vendo o seu esforço e sabe a sua hora de ganhar e de perder. Deus comandará o seu destino. Tudo depende de Deus." Não que eu não acredite em Deus, acredito sim e muito. Mas acredito nele como uma entidade na qual possamos pedir forças e desabafar a noite. Acredito que ele nos orienta e nos ajuda a manter o equilíbrio nas piores situações. Porém, acredito também que quando queremos uma coisa temos que correr atrás. Conseguir com o próprio suor. Ninguém poderá se esforçar por você, isso é fato. Se você quer, vai lá e meta a cara à tapa. Mesmo com todos os medos e nervosismos que nos rodeiam. E sabemos que um exemplo nítido disso é esse nosso desesperado objetivo de passar em alguma faculdade. 

Para momentos assim, eu tenho uma singela receita: Caroline Vellei. Ela é autora do meu blog de cabeceira, o neurose (hoje, desativado). E atualmente trabalha na redação do Guia do Estudante. Graças a ela, comecei a encarar o vestibular de uma forma diferente. Comecei a acreditar que é possível sim passar em qualquer área que eu quiser, inclusive nos cursos mais concorridos. (tá, não foi só por causa do blog dela né, mas enfim). Acho que foi um dos únicos blogs que li e reli todas as postagens. Me interessei mesmo por essa coisa de Enem e vestibular...

Então, o que eu queria nesse post era trazer um texto de autoria dela. Tá, é só mais um post de blog e tal. Mas particularmente, no dia que eu o achei, meu pensamento foi absoluto "isso era tudo que eu queria ler agora". Não sei se isso foi devido a toda a pressão de fim de bimestre que o IF proporciona, sinceramente não sei. Mas acredito, que vocês irão gostar.

P.S. a imagem do carinha pulando é só pra deixar o post bonitinho.

As Metamorfoses da Vida
"Você também sente como se sua vida estivesse parada, à espera do fim dessa fase? Sentiu como se toda a sua vida dependesse disso, daqui para o futuro? Sentiu também que uma escolha sua agora pode mudar sua vida?

Antes: você no colégio, sua vida seguindo tranquilamente com conflitos existenciais da adolescência, vivendo paixões arrebatadoras, saindo com amigos, tendo vida com a família, colando nas provas...

Hoje: você enfiado em uma sala, tentando absorver o máximo e o impossível do conteúdo, estudando como um condenado (ou pelo menos fingindo que está), tirando dúvidas de matérias que você abomina, mas que sabe que sem elas você não passará. Ah, e claro, sem vida social.

E dá para fugir dessa fase? Sim, sempre há uma saída. Você pode largar os livros, virar hippie, montar uma barraquinha de artesanato em uma feirinha e sobreviver disso. Mas, se você não leva jeito para os negócios e muito menos para essa vida alternativa, sinto lhe informar: Não há saída.

Às vezes a única vontade que tenho é abandonar tudo isso e dormir o dia inteiro, esperando que meus pais me aceitem dessa maneira e não impliquem com o fato de eles me sustentarem o resto da vida. Dormir, dormir, dormir! Provavelmente eles me aceitariam, mas minha vida seria repleta de restrições. Viveria como uma adolescente aos 45 anos, precisando da grana dos meus pais e tudo o mais. "Isso até que não seria tão ruim", pensou o meu cérebro cansado às 5:00 da manhã de uma segunda-feira qualquer.

Óbvio que o meu juízo às cinco horas da manhã, ao acordar para ir ao cursinho, não é dos melhores. Hoje eu já me conformo com a ideia de que essa fase é passageira e que em breve esses delírios insanos de uma vestibulanda neurótica serão deixados para trás, virando apenas doces lembranças.

Sei que estamos hibernando nesse momento... São momentos de inverno, mas o verão logo virá."