2 de ago. de 2012

Fermentação

Hoje falaremos de um dos processo de produção de energia utilizados por muitos seres vivos: a fermentação.

A fermentação é um processo anaeróbico que se comparado a respiração, em relação a obtenção de energia, é muito pouco vantajoso, pois calcula-se que apenas uma molécula de glicose, na respiração celular produz 38 moléculas de ATP( Adenosina trifostato, que funciona como uma espécie de "moeda" que contém a energia necessária para "abastecer" a célula"), enquanto que na fermentação são produzidas apenas duas. Isso ocorre pelo fato de que na fermentação são produzidas moléculas de álcool e gás carbônico, fazendo com que boa parte da energia fiquei "presa" no álcool e não seja liberada.

Fermentação Lática

Essa fermentação se caracteriza pela transformação do piruvato em ácido lático. É realizada por alguns protozoários e fungos e também por células do tecido muscular humano. Por exemplo : quando vocês estão na academia realizando uma atividade física bastante intensa, vamos supor que seja musculação, chegará uma hora em que as suas células não terão mais oxigênio suficiente para manter a atividade, então as próprias células degradam anaerobiamente a glicose e a transforma em ácido lático. Quando isso ocorre é bem perceptível para nós, pois sentimos a dor no músculo e com o cessamento da atividade esse ácido e transformado em piruvato novamente.
Na indústria alimentícia a fermentação lática é bastante utilizada na produção de leite, queijos, colhadas e iogurtes. 

Fermentação Alcoólica

Esse tipo de fermentação ocorre por meio, principalmente, de bactérias e leveduras (fungos).
Um dos organismos fermentadores mais utilizados pelo homem é o Succharomyces cerevisiea, que é responsável pela produção de bebidas alcoólicas, como vinho, cerveja e pães.
No Brasil a fermentação do caldo de cana-de-açúcar é muito utilizado pela grande quantidade de produtos que podem ser feitos, como a águas ardentes (cachaça) e o álcool etílico.


Para ampliar o conhecimento de vocês assistam o vídeo do professor Paulo Jubilut ( o cara é fera demais, quero ser assim quando crescer).





Bons estudos ;) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário