19 de out. de 2012

Doenças causadas por bactérias


Bom pessoas não podemos falar sobre bactérias e não falar das doenças que elas causam certo?
É muito importante vocês saberem as principais doenças causadas por elas, porque tipo muita gente confunde e se vocês souberem diferenciar já terão alguma vantagem sobe os demais concorrentes *-* .

Sífilis 
 Acho que assim como eu, vocês devem estar acostumados a ouvir falar sobre DST's ( doenças sexualmente transmissíveis) e que elas são causadas geralmente por vírus, pois bem. A sífilis, diferentemente da maioria, é a causada pela bactéria Treponema pallidum e o contágio ocorre através do ato sexual ou até mesmo pode ser transmitida da mãe para o feto, através da placenta.

Hanseníase
É uma doença conhecidíssima, é conhecida popularmente por LEPRA. A lepra é causada pelo Mycobraterium leprae e pode ser transmitida através do ar ou através do contato de pessoas sadias com os ferimentos de pessoas contaminadas.
Essa doença ataca o nosso sistema nervoso e afeta principalmente a nossa sensibilidade. Surgem várias feriadas na pele e o doente não sente nenhuma dor sequer (uma vez vi na Tv uma senhora que sofria de hanseníase, ela tinha muito ferimentos por todo o corpo, em especial um no pé, que já estava tão profundo que a impossibilitava de andar!). 
Gente! Essa doença tem tratamento e se vocÊ tam alguém na sua família com a mesma procure ajuda médica o mais rápido possível, lembrando que é necessário se prevenir também, pois a doença é contagiosa. É aconselhável que pessoas que moram com essas doentes que tomem a vacina BCG ( usada contra a tuberculose) para evitar o contágio.

Tétano 


Essa doença é também bastante conhecida. A contraímos quando nos cortamos com algo enferrujado, por exemplo,  pelo simples fato dessa bactéria viver em locais sem oxigênio. É causada pelo Clostridium tetani e ela vive principalmente no solo, por isso devemos sempre andar com os pés bem protegidos para evitar a contaminação. (Observe a imagem ao lado. Vemos uma pessoa tendo um espasmo muscular, um dos sintomas do tétano).
Quando somos contaminados, a bactéria libera uma neurotoxina que causa fortes dores musculares, podendo depois causar parada respiratória ou cardíaca.
Para se prevenir devemos nos vacinar contra o tétano a cada 10 anos, evitar se ferir com objetos enferrujados, sujos de terra ou esterco. 

Leptospirose
É causada pela bactéria do gênero Leptospira. Animais como ratos as liberam através da urina podendo contaminar a água e alimentos. Essa bactéria pode penetrar no nosso corpo pela mucosa da boca, nariz e olhos e também a pele. Por isso é importante não acumular lixo e tratar a água.
Entre os sintomas estão a febre alta, dor de cabeça, dores musculares, náuseas, vômitos, aumento do fígado, hemorragia digestiva, lesões na pele e problemas respiratória, podendo causar a morte. 

Pneumonia
Pode ser causada pelo Strepcoccus pneumoniae ou Diplococcus penumoniae. A transmissão ocorre através do ar e causa a infecção pulmonar. Há tratamento.


Tuberculose
É causado pelo Mycobacterium teiberculosis e pode ser contraída através do ar contaminado por outra pessoa.
A tuberculose tem tratamento e também dispomos de vacinas. As pessoas que têm essa doença podem ter infecções nos pulmões e nos estados mais graves pode ser espalhar para o resto do corpo através do sangue.



Outras doenças causadas por bactérias : botulismo, cólera, coqueluche, difteria, meningite, febre maculosa etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário