12 de out. de 2012

Reino Monera


Olá pessoas há quanto tempo hein? Estava ficando com saudades de vocês!
Bom o assunto que iremos estudar hoje é simplesmente maravilhoso. Vamos estudar o reino das bactérias, que além de interessante cai bastante no ENEM e nos vestibulares por aí a fora. Então vamos começar.

Muitas pessoas têm pavor das bactérias porque acham que elas só trazem malefícios a nós, porém elas trazem mais benefício do que imaginamos. Discutiremos mais adiante.
O reino monera é composto por bactérias e cianobactérias (ambas procariontes), podendo ser heterótrofas ou autótrofas. Lembrando que podemos classificar os seres desse reino em dois grupos: as "archaeas" e as "eubacterias".
As arqueobactérias ("archaeas") são formadas por um pequeno grupo de indivíduos, sendo que maior parte deles vivem em ambientes adversos. Por exemplo: as termófilas externas vivem em fontes termais, onde a água é bastante quente; as halófilas extremas, vivem em águas muito salinas. As metanogênicas vivem em pântanos sem a presença de oxigênio, e também no estômago de animais ruminantes (vacas), liberando metano para a atmosfera. As eubactérias correspondem as demais bactérias do reino. 

No início do post eu falei que as bactérias eram muito benéficas. Aposto que vocês devem estar se perguntando : "Quais os benefícios que elas oferecem?", pois bem, vou responder a essa pergunta, com alguns poucos exemplos.
Algumas espécies atuam como decompositoras, ou seja, elas decompõem a matéria orgânica morta, como folhas e animais. Sem as decompositoras o nosso mundo seria "podre" literalmente, até porque sem a presenças delas os corpos dos animais demorariam muito mais tempo para se decompor por completo. Assim, elas auxiliam não só na decomposição, mas como também na reciclagem do material orgânico, enriquecendo o solo. Além delas temos as fotossintetizantes como é o caso das cianobactérias que produzem oxigênio e liberam para a atmosfera. Temos também as bactérias que são usadas em indústrias, como a farmacêutica e a alimentícia ( sim, é de lá que vem o nosso iogurte de morango *=*) , entre vários outros inúmeros exemplos.


Método de Gram

Esse método foi desenvolvido por um cientista chamado Hans Christian Gram. Ele divide as bactérias em dois grupos: as gram-positivas e as gram-negativas. Nesse método eles utilizam um corante violeta especial que evidencia a presença de peptidoglicano (moléculas de carboidrato ligadas a aminoácidos formando a parede celular bacteriano).
Enquanto as positivas retêm corante, as negativas não o retêm, pois as mesmas apresentam um camada externa adicional (como se fosse uma segunda membrana plasmática) sendo assim mais resistentes. As positivas são mais sensíveis a antibióticos. 




Reprodução

Bipartição é um processo assexuado, em que uma única bactéria se divide e forma outra geneticamente idêntica (clones).  Observem a imagem.

Conjugação: duas bactérias criam uma espécie de ponte entre si e uma é chamada bactéria "macho" que multiplica seu DNA para uma outra, chamada bactéria "fêmea" gerando assim indivíduos com maior variabilidade genética.




Transformação: ocorre quando uma bactéria absorve DNA que se encontra no meio, aderindo esse DNA ao seu material genético apresentando assim novas características. ( Observem a imagem).


Transdução: acontece quando um vírus passa parte do seu DNA para um bactéria , deixando-a contaminada, se a mesma sobreviver passará a apresentar novas características.




Abaixo temos um vídeo. É muito importante que vocês assistam, pois tem várias informações adicionais e fala sobre algumas estruturas que já estudamos, servindo assim como revisão. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário