8 de out. de 2012

Um incentivo...

Não sei se para vocês funcionam, mas para mim textos motivacionais são extremamente bem-vindos. Não aqueles textos "Deus sabe o melhor para você. Deus está vendo o seu esforço e sabe a sua hora de ganhar e de perder. Deus comandará o seu destino. Tudo depende de Deus." Não que eu não acredite em Deus, acredito sim e muito. Mas acredito nele como uma entidade na qual possamos pedir forças e desabafar a noite. Acredito que ele nos orienta e nos ajuda a manter o equilíbrio nas piores situações. Porém, acredito também que quando queremos uma coisa temos que correr atrás. Conseguir com o próprio suor. Ninguém poderá se esforçar por você, isso é fato. Se você quer, vai lá e meta a cara à tapa. Mesmo com todos os medos e nervosismos que nos rodeiam. E sabemos que um exemplo nítido disso é esse nosso desesperado objetivo de passar em alguma faculdade. 

Para momentos assim, eu tenho uma singela receita: Caroline Vellei. Ela é autora do meu blog de cabeceira, o neurose (hoje, desativado). E atualmente trabalha na redação do Guia do Estudante. Graças a ela, comecei a encarar o vestibular de uma forma diferente. Comecei a acreditar que é possível sim passar em qualquer área que eu quiser, inclusive nos cursos mais concorridos. (tá, não foi só por causa do blog dela né, mas enfim). Acho que foi um dos únicos blogs que li e reli todas as postagens. Me interessei mesmo por essa coisa de Enem e vestibular...

Então, o que eu queria nesse post era trazer um texto de autoria dela. Tá, é só mais um post de blog e tal. Mas particularmente, no dia que eu o achei, meu pensamento foi absoluto "isso era tudo que eu queria ler agora". Não sei se isso foi devido a toda a pressão de fim de bimestre que o IF proporciona, sinceramente não sei. Mas acredito, que vocês irão gostar.

P.S. a imagem do carinha pulando é só pra deixar o post bonitinho.

As Metamorfoses da Vida
"Você também sente como se sua vida estivesse parada, à espera do fim dessa fase? Sentiu como se toda a sua vida dependesse disso, daqui para o futuro? Sentiu também que uma escolha sua agora pode mudar sua vida?

Antes: você no colégio, sua vida seguindo tranquilamente com conflitos existenciais da adolescência, vivendo paixões arrebatadoras, saindo com amigos, tendo vida com a família, colando nas provas...

Hoje: você enfiado em uma sala, tentando absorver o máximo e o impossível do conteúdo, estudando como um condenado (ou pelo menos fingindo que está), tirando dúvidas de matérias que você abomina, mas que sabe que sem elas você não passará. Ah, e claro, sem vida social.

E dá para fugir dessa fase? Sim, sempre há uma saída. Você pode largar os livros, virar hippie, montar uma barraquinha de artesanato em uma feirinha e sobreviver disso. Mas, se você não leva jeito para os negócios e muito menos para essa vida alternativa, sinto lhe informar: Não há saída.

Às vezes a única vontade que tenho é abandonar tudo isso e dormir o dia inteiro, esperando que meus pais me aceitem dessa maneira e não impliquem com o fato de eles me sustentarem o resto da vida. Dormir, dormir, dormir! Provavelmente eles me aceitariam, mas minha vida seria repleta de restrições. Viveria como uma adolescente aos 45 anos, precisando da grana dos meus pais e tudo o mais. "Isso até que não seria tão ruim", pensou o meu cérebro cansado às 5:00 da manhã de uma segunda-feira qualquer.

Óbvio que o meu juízo às cinco horas da manhã, ao acordar para ir ao cursinho, não é dos melhores. Hoje eu já me conformo com a ideia de que essa fase é passageira e que em breve esses delírios insanos de uma vestibulanda neurótica serão deixados para trás, virando apenas doces lembranças.

Sei que estamos hibernando nesse momento... São momentos de inverno, mas o verão logo virá."

Nenhum comentário:

Postar um comentário