16 de jul. de 2012

Citoplasma (Parte 02)

Agora daremos continuidade ao assunto de citoplasma.
                                                                       
                                   Ribossomos

Os ribossomos são estruturas formadas por RNA e proteínas presentes em células eucarióticas e procarióticas. Pode ser encontrado na membrana plasmática do retículo endoplasmático ou "soltos" pelo citoplasma. Eles têm função de síntese proteica e juntamente com o DNA, comandam a sequência de aminoácidos de proteínas.


                                                             
Retículo Endoplasmático
O retículo endoplasmático tem função de transporte. Ele transporta uma determinada substância de um ponto qualquer ao ponto em que a célula a utiliza-rá.
Essa estrutura pode ser divida em retículo endoplasmático não-granuloso (liso) e retículo endoplasmático granuloso (rugoso). No retículo não-granuloso não há a presença de ribossomos e é responsável pela síntese de lipídios, por isso aparece bastante desenvolvido nas células produtoras de hormônios esteroides ( que são um tipo de lipídio), além de produzir os fosfolipídios da membrana.
O retículo granuloso, por sua vez, é composto por ribossomos e é responsável pela síntese de proteínas, graças ao ribossomo aderida a sua membrana. As proteínas que são produzidas nele poderão ou não ser lançadas no interior das células para que depois sejam excretadas pelas mesmas. Lembrando que esse retículo pode sintetizar proteínas da membrana plasmática e alguns glicídios.

 O retículo Endoplasmático e a tolerância ao álcool
O álcool e o uso de drogas, como sedativos, quando ingeridos em excesso causam a proliferação do retículo endoplasmático não-granulo e de suas enzimas havendo um aumento na tolerância do nosso organismo a essas substâncias, pois esse retículo participa da neutralizações do álcool, sedativos, venenos, substâncias tóxicas, enfim, tudo aquilo que pode ser prejudicial para o nosso corpo. Mas a grande questão é que isso também ocorre com medicamentos, quando tomados em excesso, fazendo com que eles percam o efeito, por exemplo, os antibióticos.
Essa informação é de suma importância, pela fato, de nos fazer entender problemas causados pelo excesso de bebida alcoólica e o uso de medicamentos sem prescrição médica.

                                                   Complexo  de Golgi

Essa estrutura, também chamada de aparelho de golgi é formada por diversos sacos membranosos e tem função associada a secreção celular. O material proteico que foi sintetizado no retículo granuloso chega através das vesículas de transporte ao complexo golgiense e depois são modificadas, por fim, haverá a acumulação e a eliminação dessas substâncias.



                                         
Peroxissomos
Os peroxissomos são organelas membranosas arredondadas presente em animais e em algumas plantas. Tem como principal função a oxidação de substâncias orgânicas (como ácidos graxos) e também pela desintoxicação do organismo.




Bons Estudos ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário