21 de jul. de 2012

Citoplasma (Parte 03)

Oi gente (tudo bem com vocês?), terminaremos hoje a 3º e última parte de citoplasma. Vamos começar?


Lisossomos


Essa estrutura contém pequenas bolsas que possuem enzimas digestivas responsáveis pela digestão intracelular. Os lisossomos estão ligados as funções heterofágicas e autofágicas (Observem a figura).



Função Heterofágica


Nesta função, partículas alimentares penetram nas células através de pinocitose ou fagocitose ficando no interior do vacúolo alimentar que se funde com os lisossomos primários, formando os vacúolos digestivos (ou lisossomos secundários). Nesse vacúolo é onde ocorre a digestão, se houverem resíduos eles são "guardados" por um tempo e depois eliminados por exocitose.


Função Autotrófica


Nesta função ocorre a digestão de estruturas citoplasmáticas que não funcionam ou que estão funcionando mal, contribuindo para a renovação desse material
Geralmente o lisossomo destrói toda a célula, é o que ocorre, por exemplo, com o girino na frase de transição para se tornar sapo. Os lisossomos destroem essa célula fazendo com que a calda desapareça, lembrando que isso ocorre para o desenvolvimento do próprio animal.


Vacúolos


Os vacúolos estão presentes no citoplasma e podem apresentar diversas funções e diversos vacúolos, como, o vacúolo digestivo, autofágico, residual etc.
Priorizamos falar sobre os vacúolos contráteis e vegetais, até pelo fato de serem mais cobrados (não se preocupem com os demais vacúolos, pois serão estudados no decorrer dos próximos assuntos).


Os vacúolos contráteis(ou pulsáteis)estão presentes em protozoários de água doce, de forma que à entrada de água por osmose é constante. Este tipo de vacúolo tem função de "expulsar" essa água para evitar o rompimento da célula.


Os vacúolos vegetais (ou vacúolos de suco celular) estão presente nos vegetais e são importantes nos fenômenos osmóticos, sendo que alguns podem conter as antocianinas, que são responsáveis pela coloração de flores e folhas(observem a figura).


Plastos


São estruturas encontradas em plastos e em alguns protozoários. Os plastos podem ser divididos em 3 tipos:


*Cloroplastos -  que contem pigmentos da clorofila e carantenóides e são fundamentais no processo de fotossíntese.


*Cromoplastos -  contêm como pigmentos, os carantenóides são responsáveis pela coloração amarelada, alaranjada e avermelhada de flores, folhas velha e alguma raízes e frutos.


*Leucoplastos - são incolores e portanto não apresentam pigmento. Alguns podem armazenas amido, óleos ou proteínas. Quando expostos a luz podem dar origem a cloroplastos.




Mitocôndrias


As mitocôndrias são responsáveis pela respiração aeróbica e geralmente apresenta a forma de bastonete, apresentando duas camadas lipoproteicas. 




Bons Estudos ;) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário