25 de jul. de 2012

Cadeia Alimentar

Como prometido, abordaremos nos próximos posts, os assuntos mais corriqueiros da provinha do Enem. 
Hoje falaremos sobre cadeia alimentar. E acreditem, é um assunto importante. Digo por experiência própria. Em meados do ano passado, errei uma questão bobinha no Enem que abordava justamente alguns conceitos sobre cadeia. A resposta parecia óbvia, e na verdade era, mas como eu, uma reles mortal, não tinha visto o conteúdo ainda e meu cérebro já estava fervilhando, errei a bendita.

Obtenção de Energia e Cadeia Alimentar
Então, começaremos lá do comecinho que  é o processo de obtenção de energia dos seres vivos. 
Como sabemos, nós seres vivos precisamos de energia para produzir substâncias. Substâncias essas que são necessárias para a manutenção da vida e a reprodução.
Sabemos também que obtemos a energia basicamente de duas maneiras: Os seres vivos clorofilados (plantinhas), através da energia do Sol, e os seres vivos não-clorofilados, a partir da alimentação dos clorofilados.
A cadeia alimentar serve justamente para mostrar essa relação. De quem se alimenta de quem. De forma sequencial.
Exemplo: 



Nessa imagem, podemos notar que as setas indicam uma sequência. Em outras palavras, indicam que as plantas do fundo servem de alimento para os caramujos, que são comidos pelos lambaris, esses lambaris suprem a fome dos peixes maiores, e esses peixes maiores servem de alimento para as aves da margem. Cada um deles possui um nome dentro de uma cadeia alimentar.
As plantas do fundo, são classificadas como produtores, pois elas são organismos autótrofos, e não dependem de outro ser vivo para realizar a sua alimentação. 
Os caramujos vão ser classificados com consumidores primários, pois eles são os primeiros consumidores da cadeia e se alimentam exclusivamente dos produtores, nesse caso, as plantas do fundo.
Os Lambaris são os consumidores secundários, pois se alimentos dos primários.
E as aves da margem são os consumidores terciários, porque elas se alimentam dos secundários.

Para ilustrar melhor, a tabelinha abaixo mostra outro exemplo.


OBS:
As bactérias e fungos são classificadas como decompositores, pois realizam o fechamento da cadeia, realizando a decomposição da matéria orgânica, e transformando-a em seus elementos originais, de forma que essa matéria possa servir novamente aos seres clorofilados.

Então gatinhos, por hoje é só. Continuaremos a falar sobre Ecologia nos próximos posts. Fiquem atentos e bons estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário