10 de jul. de 2012

Citoplasma

Olá. Para nossa alegria (ou não), iniciaremos agora mesmo o estudo do citoplasma!
Focaremos o nosso estudo principalmente nas organelas citoplasmáticas em células procarióticas e eucarióticas. Por falar nisso alguém sabe diferenciá-las? Para que não restem dúvidas, as células procarióticas são aquelas que apresentam parece celular, como as plantas, por exemplo, já as células eucarióticas são aquelas que possuem núcleo, citoplasma  e membrana plasmática, como as células animais.


Citoplasma
O citoplasma é muito importante para os seres vivos, pois ele é responsável por vários processos metabólicos vitais. É formado por um líquido gelatinoso ( o hialoplasma) e por diversas estruturas especializadas, sendo que cada uma delas são responsáveis por funções específicas, que veremos logo abaixo:


   Citoesqueleto
O citoesqueleto é, certamente,  a estrutura base das células, pois ele é responsável pela sustentação interna da célula, pela sua forma e movimentos do citoplasma, e pela contração das células musculares. Essa estrutura está presente tanto nas células eucarióticas como nas procarióticas e se pode ser dividida em microtúbulos e microfilamentos.

                                             Microtúbulos
Os microtúbulos são pequenas estruturas ocas formadas por moléculas de uma proteína chamada tubulina que se dispõe em um padrão "helicoidal" (forma de hélice,como podem observar ao lado), originando a parede de túbulo. Um fato interessante é que essas moléculas de tubulina podem se desagregar e se reorganizar funcionando como uma espécie de "andaime", dando suporte estrutural tanto para manter o formato da célula, quanto para organizar a disposição interna das organelas. Além disso, participa do processo de divisão celular, através de fibras proteicas que o constitui e também participa da organização dos centríolos, cílios e flagelos.

                             Centríolos
Os centríolos são encontrados basicamente em células eucariontes e tem formato de bastonete. Cada centríolo é constituído por nove túbulos triplos, ligados entre si e dispostos de maneira a formar um cilindro. De modo geral e rápido o centríolo é importante, pois é responsável pela formação do fuso de divisão ( que será estudado com mais profundidade em divisão celular).
                                
                        Cílios e flagelos

Os cílios e os flagelos têm a mesma estrutura, porém os cílios são menores e mais numerosos que os flagelos.
Essas duas estruturas tem como principal função permitir a locomoção da célula ou do organismo no meio líquido, seja com objetivo de apenas se locomover ou obter alimento.

         Saúde!  
Nos seres humanos o consumo de cigarro inibe a ação das cílios do epitélio traqueal, dificultando assim, a remoção das impurezas do ar, causando muitas doenças pulmonares e respiratórias.
                                                  
                          Microfilamentos
Os microfilamentos são formados por várias moléculas de uma proteína globular denominada actina, que juntamente com a miosina são responsáveis pela contração e distensão das células musculares (observem ao lado). Além disso, eles participam de outros processos como a ciclose e o movimento ameboide.
A ciclose é um movimentos do citoplasma, capaz de "arrastar" várias organelas como as mitocôndrias, vacúolos e cloroplastos.
O movimento ameboide ocorre apenas em alguns tipos de células (amebas e glóbulos brancos). Nesse processo o citoplasma sofre uma deformação produzindo os pseudópodes ( que são uma espécie de pés) que tem como função a locomoção e também o englobamento de partículas, que depois serão fagocitadas. 

 
Essa é a primeira parte do assunto de citoplasma, e para fixar os conhecimentos de vocês decidi trazer esse vídeo. O cara realmente é muito fera (e pertubado). Então leiam o conteúdo postado aqui no blog e assistam o vídeo, pois nele além das explicação também tem informações adicionais.
                   

Bons estudos ;D


Nenhum comentário:

Postar um comentário