4 de jul. de 2012

Introdução à Citologia (Parte 03)

Hoje terminaremos a última parte da introdução à citologia. Falaremos sobre o transporte ativo e também sobre o transporte mediados por vesículas. Vamos começar!

Transporte Ativo

Nesse tipo de transporte as substâncias atravessam a membrana contra o gradiente de concentração, ou seja, vão do lugar menos concentrado para o mais concentrado, que é exatamente o contrário do que acontece no transporte passivo. Um exemplo de transporte ativo é a bomba de sódio e potássio.

Bomba de Sódio e Potássio

Neste processo a concentração de sódio que fica fora da célula é maior do que no seu interior, ocorrendo o contrário com o potássio. Com isso, deveria haver a igualdade nas concentrações através da difusão, porém isso não ocorre pelo fato de as células estarem gastando energia para bombear o sódio que está entrando para fora da célula e puxar o potássio que está saindo de volta.
Esse processo é importante na produção de diferenças nas cargas elétricas das membranas, propiciando, principalmente, a transmissão de impulsos elétricos nas membranas de células nervosas e musculares. Além disso, a alta concentração de íons de K+ (potássio) ajudam na síntese de proteínas e em alguma etapas da respiração, porém pode causar problemas osmóticos, fazendo com que a célula se torne hipertônica. Daí vem o Na+ (sódio) que é bombeado para fora da célula compensando a necessidade da alta concentração de K+, resolvendo o problema osmótico.

Transporte mediado por vesículas

Esse tipo de transporte é dividido em duas parte : endocitose e exocitose.

Endocitose

São aqueles processos em que ocorrem dentro da célula, como a entrada de partículas ou microorganismo. Podemos dividi-lá em duas parte: a fagocitose e a pinocitose.

A fagocitose é um processo de ingestão de moléculas grandes, em que , a partícula será guardada em uma bolsa membranosa denominada fagossomo e depois será ingerida, ocorrendo a ingestão intracelular ( aquela que ocorre dentro da célula). Durante a digestão, a célula utilizará aquilo que for útil e mandará o resto para o vacúolo, que tem a mesma função da membrana plasmática. Esse processo é usada por alguns protistas para a obtenção de alimentos e por seres multicelulares como mecanismo de defesa, que estudaremos mais adiante em imunologia.
Na pinocitose, são ingeridas apenas moléculas dissolvidas em água, como proteínas e polissacarídeos, havendo também a digestão intracelular.

Exocitose

É um processo contrário a endocitose, ao invés de absorver, ela vai eliminar resíduos. Esse processo também pode ser chamado de clasmatose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário