30 de jun. de 2012

Introdução à Citologia (Parte 02)

Olá pessoal! Iremos continuar com o assunto de introdução a citologia e falaremos sobre os processos passivos.
  
Os processos de troca entre a célula e o meio externo.
 Existem três tipos de processos de troca entre a célula e o meio externo. São eles :
* Processo passivo, em que ocorre sem gastos de energia: osmose, difusão e difusão facilitada.
* Processo ativo, em que ocorre o gasto de energia : bomba de sódio e potássio.
* Processo mediados por vesículas, que ocorre quando as vesículas são utilizadas para a entrada de partículas ou microorganismos (endocitose) , ou excreção de substâncias (exocitose).

                                                    
Processos Passivos
Difusão
O processo de difusão ocorre através de um movimento de partículas do lugar mais concentrado para o menos concentrado até que entre em equilíbrio. Na membrana plasmática existe a difusão de moléculas de oxigênio e gás carbônico, por exemplo.
Para deixar mais claro, vamos imaginar que colocamos açúcar em um copo d'água. Aos poucos as partículas de açúcar se espalharam pela água toda, do lugar mais concentrado para o menos concentrado, até que o líquido fique homogeneamente doce.

Osmose
A osmose é um processo de difusão de moléculas de água que ocorre através da membrana semipermeável, que permite a passagem de água. 

Osmose na célula animal

Quando a célula se encontra em um meio de concentração igual ao do seu interior ela está no meio isotônico. Neste meio ela apresenta aparência normal e está em equilíbrio. No meio externo hipertônico a célula perde água, tornando-se mucha e no meio externo hipotônico ocorre a entrada excessiva de água na célula, havendo o rompimento da mesma (lise celular).



Osmose na célula vegetal

Na célula vegetal o processo é completamente diferente devido a parede celular que é muito resistente. No meio externo hipertônico a célula perde água para o meio havendo a diminuição no volume do citoplasma que, por sua vez, faz com que a parede celular não fique pressionada nem para fora, nem para dentro.Com a perda da água a planta fica murcha. Já no meio hipotônico a célula absorve água e torna-se normal novamente.


Temperando Saladas

Acredito que todos já devem ter notado que quando temperamos a salada com sal e azeite, vinagre ou limão, ela murcha rapidamente. Certo?

Isso ocorre porque quando temperamos a salada estamos há submetendo a um meio hipertônico, fazendo com que suas células percam água e portanto a salada murche. 


Difusão facilitada
Neste tipo de difusão, algumas proteínas da membrana plasmática, as permeases, facilitam a passagem de substâncias, havendo o transporte do meio mais concentrado para o menos concentrado igualando, assim, suas concentrações na membrana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário