26 de jun. de 2012

Como funciona o Vestibular da UFRN?



A UFRN, que foi eleita, ano passado, a melhor universidade do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, segundo a pesquisa da Webometrics Ranking Web of World Universities (em janeiro desse ano ela caiu algumas posições), oferta mais de 6.000 vagas no vestibular esse ano. Abaixo, separei tópicos para explicar como o seu vestibular funciona. 


O PROCESSO SELETIVO


As provas acontecem durante três dias. No primeiro dia, o candidato responde 48 questões de múltipla escolha, da área de conhecimento do ensino médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (Física, Química, Biologia e Matemática) e 12 questões de múltipla escolha da Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Estrangeira).
No segundo dia, a prova objetiva de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Português e Literatura)  contém 20 questões de múltipla escolha,  e 24 questões de múltipla escolha de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História e Geografia).
No terceiro dia, o candidato responde 12 questões discursivas (4 questões por disciplina) de acordo com a área do curso. São as seguintes: Humanas 1 (Matemática, História e Geografia), Humanas 2 (História, Geografia, Língua Estrangeira), Tecnológica 1: (História, Física e Matemática), Tecnológica 2: (Química, Física e Matemática) e Biomédica: (Biologia, Química, Física)

COTAS

O sistema de cotas da UFRN é diferente da maioria das Universidades públicas brasileiras. Os candidatos que cursaram, com aprovação, o ensino fundamental a partir do 2º ano e todo o ensino médio em escolas da rede pública têm direito a um acréscimo de 10% na pontuação final do vestibular. Para conseguir o bônus, os candidatos tem de optar pelo benefício no ato da inscrição e depois comprovar. Os candidatos que fizeram supletivo não têm direito ao bônus.

ENEM

A UFRN reserva 50% das vagas para quem fez o Enem. A seleção é feita através do SISU. A partir do Vestibular 2014 todas as vagas da UFRN serão preenchidas via Enem/SISU. (sacanagem)

CONCORRÊNCIA 

No ano passado o curso mais concorrido do vestibular foi o curso de Medicina, com média de 33,71 de candidatos por vaga. No Vestibular 2011, esse também era o curso mais disputado, porém a concorrência era 25,92 inscritos por vaga.
Psicologia, com 15,38 candidatos por vaga, e Engenharia Civil, com 11,03, completaram a lista dos três cursos mais concorridos. Em relação ao Vestibular 2011, Arquitetura deu lugar à Engenharia Civil no top 3 de concorrência.

INSCRIÇÕES

O período de inscrições do Vestibular 2013 vai de 23 de julho a 27 de agosto de 2012.



Fiquem Ligados! Mais informações no site da Comperve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário