23 de jun. de 2012

A origem da vida (Parte 02)

Continuando com o conteúdo de biologia, depois de toda aquela confusão sobre a abiogênese e a biogênese, os cientistas entraram mais uma vez em embate. Só que dessa vez, eles buscavam saber como os primeiros seres surgiram, há cerca de 3,5 bilhões de anos atrás. Existem três hipóteses  famosas que tentam explicar a origem dos seres :

A primeira é a da Panspermia.
Nesta hipótese eles acreditavam que os seres tinham vindo de outro planeta trazidos por esporos ou algo do tipo , e que tinham atingido a terra por meio de  meteoritos, que caíam com muita frequência a Terra Primitiva. Porém, essa hipótese não é muito aceita, pois todos se perguntam: "Se a vida veio de outro planeta, que planeta foi esse? Como surgiu vida nele?"



A segunda é o do Criacionismo.
Essa é a mais antiga hipótese de todas sobre a origem da vida. Ela defende  a origem dos seres por criação divina (podendo ser encontrada na bíblia, que conta como Deus criou o mundo e todos os seres) e é muito aceita por fiéis de várias religiões gerando muita polêmica e muitos conflitos entre as pessoas.










A terceira é a da Evolução Química.
Nesta acredita-se que os seres surgiram da matéria inanimada e que com o tempo foram se desenvolvendo e se tornando cada vez mais complexos. Essa hipótese, inicialmente, foi proposta por Oparin e Haldane, a qual estudaremos logo abaixo.









Hipótese de Oparin e Haldane 


Hipótese de Oparin e Haldane 

Esse dois cientistas, na década de 1920, trabalharam independentemente, porém com o mesmo intuito, que era de tentar recriar  teoricamente a atmosfera terrestre primitiva.

Apesar de haver algumas diferenças, iremos fazer uma abordagem geral e mais simplificada das duas teorias.

Eles recriaram as condições em que a terra se encontrava antes do surgimento dos primeiros seres, retratando as erupções vulcânicas que liberavam muitos gases e partículas. Esse gases e partículas, ficaram retidos pela força da gravidade e passaram a compor a atmosfera primitiva.

E o mais interessante é que eles até chegaram a supor como era composta a nossa atmosfera, apesar de não saber exatamente a composição. De acordo com os mesmos, existia metano (CH4), amônia (NH3), gás hidrogênio (H2), e vapor de água (H2O). 

Nessa época de formações e transformações, nosso planeta estava passando por um processo de resfriamento, permitindo assim, o acúmulo de água na crosta terrestre havendo (finalmente O/), a formação de mares primitivos. Como na atmosfera primitiva da época não existia o escudo de ozônio (O3), o planeta era acometido por diversas descargas elétricas e radiações, dando origem a moléculas que ficavam cada vez maiores e mais complexas, gerando assim, as primeiras moléculas orgânicas. 

Com as chuvas, essas moléculas foram sendo arrastadas para os mares primitivos, que eram rasos e quentes, e após algum tempo, se formaram os coacervatos, que eram somente aglomerados de moléculas, (não considerados como seres vivos), no entanto elas possuam uma organização de substâncias, que permitiam as trocas com o meio externo, havendo assim a possibilidade de ocorrerem inúmeras reações químicas em seu interior.

Não se sabe como surgiu a primeira célula, mas acreditam que tenha surgido de um sistema organizado como o dos coacervatos, envoltos por uma membrana formada por lipídios e proteínas e contendo também em seu interior ácido nucléico. A presença do ácido nucleico é muito importante, pois é através dele, que essas primeiras células teriam adquirido a capacidade de reprodução e a regulação das reações internas, surgido assim os primeiros seres vivos. 


Experimento de Miller 

Em 1953, Miller criou um aparelho que simulava as condições da Terra primitiva e introduziu nele, os compostos que, provavelmente, de acordo com Oparin e Haldane, haviam constituído a atmosfera primitiva: amônia , hidrogênio, metano e vapor de água. Agora observem atentamente a imagem e leiam a explicação.


Esse aí foi o aparelho criado por Miller. Nesta parte em que o balão está sendo aquecido, a   água evapora e faz com que haja a circulação por todo o sistema em uma mesma direção. No outro balão que é um pouco maior,  a água, o metano, a amônia e o hidrogênio receberão descargas elétricas (que representam as descargas e radiações recebidas pelo nosso planeta na atmosfera primitiva). Após as descargas,  há um resfriamento de todo o sistema, simulando a condensação nas altas camadas da atmosfera, que provoca as chuvas. Nesta parte com o formato de um "E" deitado (que representa os mares primitivos) foram geradas moléculas orgânicas. Foi desta forma que Miller conseguiu recriar a atmosfera primitiva, provando assim a hipótese de Oparin e Haldane.





Nenhum comentário:

Postar um comentário