Hoje começaremos a estudar um assunto muito interessante e bastante cobrado nos vestibulares por aí a fora: citologia. Então, vamos começar?
Os envoltórios celulares
Todas as células possuem envoltórios que as tornam individualizadas, pois separam o seu interior do meio externo, que propicia a troca de substâncias com o meio .
Sem os envoltórios seria impossível manter a célula viva, de modo que, ela precisa receber nutrientes e oxigênio e liberar os resíduos metabólicos.
Agora vamos conhecer e estudar um pouco mais sobre os envoltórios:
A membrana plasmática
A membrana plasmática está presente em todos os tipos de células e pode ser chamada também de: plasmalema, membrana celular ou membrana citoplasmática.
Essa estrutura é formada por uma película limitante que separa a célula do ambiente externo e é responsável pela troca de substâncias que entram e saem da célula. Essa função é chamada de permeabilidade seletiva.
Na imagem ao lado podemos observar o modelo do mosaico fluido que é o modelo aceito, atualmente, para representar a membrana plasmática e, a partir dele explicaremos como ocorre a permeabilidade seletiva.
De acordo com esse modelo a membrana é composta por uma bicamada de fosfolipídeos que impedem a passagem de grandes moléculas ou moléculas solúveis em água. Pode-se observar também, a presença de proteínas "coladas" nas camadas de fosfolipídios, são graças a essas proteínas que as substâncias penetram e saem das células.
Vamos imaginar a seguinte situação: "Se a membrana fosse formada somente pelo lipídios, o que aconteceria?". Aconteceria que ,simplesmente, nenhuma substância conseguiria penetrar na célula causando a morte da mesma. Essas proteínas funcionam como espécies de "portas" que permitem que ocorra a permeabilidade seletiva. Permeável, já que algumas substâncias podem atravessá-las e seletiva porque ela "escolhe" o que deve entrar e sair.
Glicocálix
Essa importante estrutura está presente nas células animais e de muitos protistas e além de auxiliar na resistência da membrana plasmática, apresenta outra funções como :
* Protege contra agentes físicos e químicos do meio externo;
*Confere as células a capacidade de reconhecer células estranhas;
*Possui uma espécie de malha que tem função de reter nutriente e enzimas ao redor da célula, mantendo adequada a região onde esta célula está localizada;
Parede Celular
Ela está presente na maioria das bactérias e cianobactérias, em alguns protistas e em fungos e plantas.Essa estrutura é permeável e diferentemente da membrana plasmáticas não exerce controle sob as substâncias que penetram e saem das células.
A função fundamental dessa estrutura é conferir resistência e proteção celular, impedindo a morte da célula no meio hipotônico.
Mais adiante explicaremos um pouco mais sobre o meio hipotônico, hipertônico e isotônico, na célula animal e vegetal.
Bons Estudos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário