22 de jun. de 2012

A Origem da Vida

Esse é o nosso primeiro post sobre conteúdo. Porém, em uma pequena "reuniãozinha" que tivemos, decidimos que o biologicamente testado, para fugir da monotonia,  não será limitado apenas a conteúdos de biologia. Aqui aparecerá também dicas, notícias e tudo mais sobre Enem e vestibular. E além do mais podemos puxar um pequeno espaço para falar sobre nossas outras paixões, vulgo disciplinas.
Então, o primeiro conteúdo de biologia (presente lá no livro do 1º ano)  é a Origem da Vida. Os professores dizem que esse é um tema corriqueiro no vestibular, sem falar que é um dos mais interessantes de ser estudado. Procuremos então dar uma recapitulada:

Teoria da Geração Espontânea ou Abiogênese
                                             
Há algum tempo atrás, mais ou menos em meados do século XIX, os cientistas  acreditavam  que os seres vivos eram gerados espontaneamente, ou seja, que os seres surgiam da matéria bruta. Por exemplo, acreditavam que os vermes surgiam espontaneamente de corpos em decomposição ou que cobras e crocodilos surgiam do lodo dos rios. Após algum tempo, pesquisadores começaram a contestar essa hipótese apresentando através de argumentos uma nova hipótese, biogênese, que diz que todo ser vivo origina-se de outro ser preexistente.
A abiogênese foi muito difundida entre povos antigos da Índia, China e Egito. Essa hipótese era muito aceita pois um dos seus defensores era nada mais, nada menos que Aristóteles (aquele filósofo grego, do século IV a.c). E na época ele era extremamente influente. Com o passar dos tempo, outros "cientistazinhos" que estudaram a filosofia de Aristóteles, foram defendendo também essa hipótese. Como René Descartes (considerado o pai da física e matemática moderna) e Isaac Newton (o grande Isaac).
Aristóteles dizia que no interior de certas porções da matéria havia uma espécie de "principio ativo" (força geradora), que poderia originar um ser vivo a partir da matéria bruta, desde que em condições amplamente favoráveis.
Esse principio aristotélico explicava, por exemplo, porque um ovo fecundado podia se desenvolver e originar um novo ser vivo. Afirmava que cada ovo continha um princípio ativo diferente, particular, o que explicava a impossibilidade de um animal nascer de outro.
Para vocês terem ideia de como essa hipótese era defendida, no século XIII havia a crença de que gansos fossem originados a partir de certas árvores que cresciam à beira-mar. Viajantes orientais afirmavam que determinadas árvores tinham frutos contendo carneiros perfeitamente formados em seu interior. Teve até quem divulgasse receita para a produção de ratos por abiogênese: "...coloca-se, num canto sossegado e pouco iluminado. camisolas sujas e suadas, espalhando-se grãos de trigo sobre elas. Surgirão camundongos espontaneamente em 21 dias.." 
Lembrando que esses defensores da abiogênese não eram pessoas quaisquer, estavam sempre entre os mais destacados intelectuais da época. Todas as conclusões foram baseadas em observações diretas e na firme suposição de que a geração espontânea fosse realmente possível.

Biogênese

O tema da origem da vida começou a se tornar interessante a partir do século XVII. Muitos cientistas passaram a questionar a geração espontânea. Com isso, foi proposta a teoria de que "todo se vivo era formado a partir de um outro ser vivo pré-existente", sendo chamada, para contrapor à geração espontânea, Teoria da Biogênese.

Como sabemos, houve um embate entre as teorias. Redi, Spallanzani, Needham e por fim Pasteur. Então resolvi separar um trecho do documentário "A origem da vida" produzido pelo canal History Channel. Que vai dar uma enfatizada nas teorias e mostrar essa disputa entre eles. O documentário é extremamente bem produzido, sem falar que prende a nossa atenção do começo ao fim. Para quem quiser baixar completo, esse é o link.





Nenhum comentário:

Postar um comentário