25 de jun. de 2012

Rio+20 e o Vestibular







Nesses últimos dias, o assunto que mais se comentava era a Rio+20 que, para quem não está por dentro, é a Conferência das Nações unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. Bombou o noticiário. A maioria dos sites que abordam coisas sobre o vestibular, dizem que o tema sobre o meio ambiente é quase certo para o Enem e os vestibulares esse ano. Para não ficar aquele post longo e cansativo, explicando o que é e o que foi discutido lá (que por sinal não foi aquele resultado satisfatório, e teve muitas promessas adiadas) Esse é o link para quem quiser ficar por dentro sobre tudo.

O vestibular adora esses temas polêmicos, inclusive como proposta de redação. Aproveitando a discussão que tivemos em sala com o professor de português na semana passada (beijo Evandro), postarei a seguir possíveis argumentos para construção de uma dissertação, com o tema "Desenvolvimento Sustentável: como conciliar os interesses em conflito?". 
Como o tema é em forma de pergunta, o ideal é que a nossa redação possua argumentos para que no final possamos respondê-la. E esses argumentos seriam propostas de como desenvolver essa economia verde. Com isso, enumerei algumas:



  • Utilização de fontes renováveis de energia: como sabemos, a utilização dessas fontes de energias estão muito mais frequentes. Porém, ainda há um déficit quando comparada aos outros tipos de energia. Então, nesse argumento poderíamos propor que o incentivo para utilização dessas fontes fosse maior, inclusive do nosso conturbado governo.
  • Reciclagem/Reutilização de Materiais/Reeducação: Os famosos três R's. Apesar de serem muito pautados e falados, infelizmente algumas propostas não saem do papel.
  • Racionalização do consumo: Com o consumismo em alta, o lixo produzido tende a triplicar. Uma das maneiras que poderíamos evitar esse lixo, é a racionalização. Afinal, adquirimos coisas que muitas vezes nem usamos.
  • Baratear produtos e tecnologias sustentáveis: Com incentivos fiscais do governo, as indústrias poderiam baratear esses produtos para que uma maior parte da população tenham acesso a eles.
  • Investir em pesquisas e novas tecnologias: Tem de haver esses investimentos! Inclusive desde a educação-base. Como sabemos, o quadro da educação está ridicularizado. A maioria das universidades e institutos federais (''/), que muitas vezes, são o berço dessas pesquisas, aderiram à movimentos grevistas. Então o que precisamos, primeiramente, é de um governo que se importe e que resolva investir no futuro do país, e na preservação mundial.
  • Conscientização das pessoas: Por último, mas não menos importante. Aliás, considero o ponto chave, é que haja um respeito entre nós seres humanos e o nosso meio ambiente. Precisamos dessa conscientização para pensarmos em desenvolvimento sustentável.

Deixando claro que são só sugestões, como disse, fiz esse post com base em um debate que tivemos em sala de aula. E achei um pouco pertinente colocá-lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário